segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Obrigado!

Irmãos,
Já encerramos as publicações previstas para esse ano de 2016. Agradecemos imensamente o apoio, a divulgação e as orações de todos vocês pois tudo isso foi essencial para que um servo de Deus pudesse prestar esse serviço á Igreja através desse blog.
Um feliz e abençoado natal.
Que venha 2017!

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Cardeal Muller: " Carisma do Caminho Neocatecumenal vem do Espírito Santo"

Publicaremos o trecho do que o atual prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Ludweig Muller.


" O que aprendemos pela fé de modo objetivo, devemos nos tornar  como experiência espiritual e  pessoal. O Caminho Neocatecumenal é para ser entendido como uma introdução espiritual ao cristianismo, como uma educação permanente na fé. Seu carisma é o resultado do Concílio Vaticano II, que visa uma ampla renovação da Igreja em Cristo. Sem a intimidade com  Deus, o homem é infeliz, e lamenta o seu próprio destino,  pois ele se encontra  à mercê dos poderes da ganância, da supremacia, paixões, egoísmo e desejo de se render ao seu desejo, que ele vira seus ídolos, tornando-se seu escravo. Para isso, o primeiro encontro com Cristo, é a experiência de libertação do pecado e do mal do coração, o que nos leva à iluminação do espírito com a Sua luz e verdade.Assim, na íntima proximidade com  Deus, o homem será preenchido com o seu amor, tornando-se um com Ele. É na liberdade e glória dos filhos de Deus que levamos o nosso mandato e para que exerçam a missão da Igreja para ir e ensinai todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (28,19s Mt). Porque todos nós somos convidados para a mesa do Senhor, que Ele tem preparado para nós, desde já, na Eucaristia e, um dia, e para sempre, no banquete celeste. Kiko Argüello começou em 1964 e iniciou juntamente com Carmen Hernandez, entre os pobres e marginalizados nos subúrbios de Madrid Palomeras Altas,  um catecumenato para pessoas que procuram Cristo e sentiam a  necessidade de ir até Ele. E, desde então, a pequena planta tornou-se uma árvore gigante. Os milhares de comunidades nascidas centenas de dioceses de todo o mundo, atestam a fecundidade espiritual do carisma de evangelização que alimenta as atividades do Caminho Neocatecumenal. A graça de Deus não é uma possessão e nem algo que se recebe para poder se gabar, mas é um verdadeiro dom! Um carisma que vem do Espírito Santo e que nunca deixa de nos lembrar da discrepância entre o tamanho do mandato e nossa fraqueza, a nossa miséria humana

O livro " Anotações" (1988-2014) , não oferece reflexões sistemáticas ou fragmentárias sobre questões de fé e teologia. Eles são o testemunho de uma jornada interior da alma e os esforços para obter a confiança em Deus em união com o Crucificado e sofrimento. O coração deseja descartar tudo o que tomaria o lugar de Deus, espalhando-se por forma a assegurar que a plenitude do Seu amor pode fazer o melhor



Esse livro pode fazer um grande bem para você!  Como  Kiko sempre diz: 'proclamo a glória de Deus, dando testemunho do seu amor misericordioso e sua lealdade . [...] Se esses registros podem ajudar alguém, bendito seja Deus. O que, sim, eu espero é que o leitor, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, que inspirou e lidera o Caminho Neocatecumenal, encomendo-me para a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo'.



Devido à sua forma literária particular, não é possível fazer um resumo deste livro. E não faria sentido para lê-lo como um tratado teológico sistemático, lido com uma pressa desnecessária.



Cada pequena anotação oferece uma compreensão lógica, em que todos podem refletir sobre sua própria vida, se identificando com o  autor e  indo com el para as profundezas do mistério do sofrimento e da ressurreição. Nenhum de nós deve ter a sensação de ser dono da vida, seus dons e talentos, seu sofrimento e sua humilhação desaparecem e devem ser oferecidos a Deus; todos devem se sentir aceitos e amados por Deus, de modo que você pode abraçar a frase-chave do apóstolo São Paulo: '. Por meio da lei morri para a lei, para viver para Deus Estou crucificado com Cristo, e já não sou eu quem Eu vivo, mas Cristo vive em mim.'



O livro tem uma grande profundidade mística, isso pode ser evidenciado pelas orações presentes nele que têm beleza não só poética, mas também são revestidos com grande força religiosa e densidade. Há uma teologia  da espiritualidade, com base na Sagrada Escritura, está profundamente impregnada com a Palavra de Deus. Aqui nós temos, além das citações e referências para os Padres do deserto, para os autores místicos e do Talmud, mais de 400 citações das Escrituras! Os salmos tem um papel central, que, refletindo a condição do homem diante de Deus, testemunham o fato de que o orante, em todos os seus sofrimentos e as esperanças vai apelar apenas para o Deus bom e justo."

Cardeal Gerhard Ludwig Muller, prefeito da congregação para a doutrina da fé, na apresentação do livro 'Anotaciones' de Kiko Arguello

O texto aqui colocado foi traduzido e adaptado de: https://www.avvenire.it/chiesa/pagine/il-cammino-frutto-del-concilio

As palavras do Cardeal Muller, podem ser escutadas( em Italiano) através do LINK: 
https://www.radioradicale.it/scheda/492787/presentazione-del-libro-annotazioni-1988-2014-di-kiko-arguello-ed-cantagalli/audio


Resultado de imagem para cardeal gerhard ludwig muller