quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Desmentindo Mitos: O Caminho Neocatecumenal é um grupo secreto ou tem algo a esconder?

Há algumas pessoas que possuem a ideia de que o Caminho Neocatecumenal é um grupo secreto que poucos podem ter acesso, e que esse secretismo que se faz presente no movimento existe para esconder práticas erradas realizadas no mesmo. Nesse post vamos mostrar que tais ideias são completamente equivocadas!

Respondendo a primeira pergunta presente no título da postagem: Não, o Neocatecumenato não é um grupo secreto dentro da Igreja Católica. È verdade que muitos tem a impressão de que se trata de uma realidade eclesial "fechada" e destinada a poucos, e tal impressão se dá por causa de algumas reuniões que são feitas apenas com os membros da comunidade. Porém isso é uma mera impressão, pois o Caminho realiza atividades que são amplamente divulgadas nas paróquias e que se destinam a  qualquer pessoa com mais de 13(treze) anos de idade.  Todos que desejarem participar do itinerário de formação cristã podem participar dos anúncios nas praças e também das catequeses nas paróquias.

Respondendo a segunda pergunta presente no título: O Caminho Neocatecumenal também não possui nada a esconder. Para entender bem o que é o itinerário de formação cristã duas coisas são necessárias: 
1) Ler os Estatutos que foram aprovados definitivamente em Junho de 2008
2) Conhecer o Neocatecumenato concretamente em alguma paróquia, participando ao menos das catequeses.

A Realidade Eclesial recebe muitas críticas porquê parece esconder  o que acontece nas etapas do itinerário e nas celebrações e ritos das mesmas, outros criticam porque as celebrações são completamente fechadas e outros ainda acusam o Neocatecumenato de esconder as heresias por não divulgar abertamente o diretório catequético. Sobre todas essas acusações/críticas, é preciso fazer os seguimentos esclarecimentos:

*  O Diretório Catequético tem mais de duas mil páginas e foi estudado e corrigido pela Igreja durante décadas. A Igreja não pode aprovar nenhum tipo de documento ou material que tenha qualquer tipo de conteúdo herético ou contrário a doutrina católica, logo, como foi explicado em outras postagens, a aprovação explícita da Santa Sé( não estamos falando da aprovação de um simples padre ou então de um bispo, mas si da aprovação do PAPA) garante que o Diretório Catequético possui plena conformidade que a fé católica. Ele é destinado aos catequistas por um motivo pedagógico: Se as pessoas tem em mãos todo o conteúdo das catequeses iniciais( por exemplo), o que adiante participar delas nas paróquias? Para que "perder" tempo participando de algo que você pode ter em sua própria casa? O Diretório Catequético se destina exclusivamente à equipe de catequistas porque a fé vem primordialmente pela escuta, e não apenas pela leitura. O conteúdo presente nesse documento é preservado para que quando anunciado tenha impacto na vida e no coração daqueles que participam do itinerário ou das catequeses iniciais.
Explicando melhor, vamos dar exemplos envolvendo outros movimentos e pastorais da Igreja, como
nas Catequeses de Crisma ou Primeira Comunhão: No início do ano o catequista recebe uma lista com o conteúdo programático do ano e com um livro com todo o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, no entanto, o catequista não entrega em nenhum momento esse material aos seus catequisandos pois se eles tivessem acesso a metodologia do catequista e ao conteúdo em si, não iam querer ir para  os encontros.
Um outro exemplo são os retiros e encontros da Igreja: Ao participar deles, ninguém é informado previamente do que irá acontecer em momentos específicos.

* Sobre as celebrações em si: Em relação a celebração da palavra, a Igreja nunca viu problema em pastorais, grupos e movimentos da Igreja realizarem reuniões apenas com os membros pertencentes a eles. Quanto à Eucaristia, a mesma acontece segundo as disposições do Bispo Diocesano conforme o artigo 13 dos Estatutos. Isso significa que o bispo pode solicitar que as celebrações eucarísticas sejam abertas a todos ou então ele pode permitir que a celebração seja realizada apenas com os catecúmenos das comunidades, cabe ao bispo decidir. Vale a pena lembrar que o Papa Emérito Bento XVI em 2012 orientou que a celebração da eucaristia realizada com os membros do itinerário devem fazer parte da pastoral litúrgica da paróquia.
No entanto é importante ressaltar ainda que As celebrações da missa, têm, por sua própria natureza, caráter público, mais isso não significa que não possa haver algumas em que o acesso seja restrito. Veja, por exemplo que, em muitos lugares, em conventos e casas de freiras, celebram-se missas para a comunidade, com as portas fechadas.

* Sobre as etapas do Itinerário em si: Um itinerário é formado de etapas que seguem uma ordem que se segue do início até o fim do mesmo. Não faz nenhum sentido participar do Neocatecumenato a partir da etapa do Catecumenato ou da Eleição e pular as demais. Todas elas deve ser vivenciadas.


 

"Chuva" de Vocações nas Comunidades Neocatecumenais

Cristo disse que uma arvore boa não pode de forma alguma dar frutos ruins, e que pelos frutos é possível conhecer as árvores. Para conhecer qualquer realidade da Igreja basta olhar os frutos do trabalho realizado por seus membros. Desde o início do blog há um empenho muito grande em mostrar os frutos do trabalho de evangelização realizado para a Igreja pelo Caminho Neocatecumenal em diversas regiões do mundo, a fim de que na medida do possível se tenha a certeza de que o itinerário de formação cristã foi inspirado pela Virgem Maria e é conduzido pelo Espírito Santo. Frutos como o grande número de conversões, famílias reestruturadas, renovação da fé de inúmeras pessoas são a prova definitiva de que a "arvore" chamada Caminho Neocatecumenal não é ruim.

                       Resultado de imagem para arvore boa evangelho
Além dos bons frutos citados, há um específico que é de suma importância para a evangelização e para a Igreja: o despertar vocacional no interior das comunidades neocatecumenais. Uma prova forte da presença de Deus na vida dos jovens que fazem parte do itinerário é a sede que eles possuem em descobrir a sua vocação, e mais do que isso, de doar completamente a sua vida por amor á Cristo e a Igreja. Alguns se sentem chamados ao presbiterado para ser presença do amor e da misericórdia de Cristo no mundo de hoje, algumas irmãs se sentem chamadas a se doarem em um vida de oração e contemplação através do Carmelo e há ainda aqueles que corajosamente fazem uma escolha firme e definitiva pelo matrimônio, para mostrar a sociedade paganizada que o casamento tem um valor inestimável.
Resultado de imagem para seminaristas do seminário redemptoris mater  Resultado de imagem para carmelitas  Resultado de imagem para familia caminho neocatecumenal
Seminaristas do  Redemptoris Mater                   Irmãs do Carmelo                                        Famílias  Numerosas

 Sem explicar detalhadamente como acontece( porquê trata-se da questão das etapas do itinerário e si) em um momento específico do itinerário de formação cristã, os jovens que dele fazem parte são convidados a descobrir qual a vontade de Deus para a sua vida, para que o Senhor os chama. Para isso, eles são convidados a participar de encontros vocacionais que podem acontecer tanto a nível nacional um ano antes da Jornada Mundial da Juventude ou então a nível mundial durante as jornadas mundiais.
Resultado de imagem para encontro vocacional neocatecumenal brasília
                  Jovens das comunidades de todo o país participando do Encontro Vocacional em Brasília(2012)
Resultado de imagem para encontro vocacional neocatecumenal brasília
                                    Encontro Vocacional em Franca- São Paulo( 2015)
Geralmente esses encontros que acontecem no próprio país são em preparação para a Jornada Mundial. Após participarem da JMJ através da evangelização nas ruas de diversas regiões do mundo e de reafirmarem na fé através do encontro com Pedro( o Papa), os jovens das comunidades participam do encontro vocacional em si que sempre acontece um dia após o término da JMJ. Diversos bispos e cardeais da Igreja presidem esses encontros de discernimento vocacional, além disso neles sempre há a presença de Kiko Arguello, Carmén Hernandéz( participou dos encontros vocacionais até o ano de 2013) e Pe Mário Pezzi.
Resultado de imagem para encontro vocacional neocatecumenal cracóvia
                                   Encontro Vocacional na Jornada Mundial em Cracóvia( 2016)
O número de jovens que decidem ser padres ou viver uma vida de oração específica é simplesmente impressionante! Na Jornada Mundial de 2013 cerca de cinco mil jovens de todo o mundo se dispuseram a atender o chamado de Deus. Em Cracóvia, foram mais de sete mil.

Após participarem desse encontro, os jovens vivenciarão alguns encontros de discernimento antes de ingressarem no Seminário ou no Carmelo.

Em tempos onde os estudos, o trabalho, compromissos profissionais e sociais ocupam cada vez mais a vida do ser humano, é gratificante ver tantos jovens se entregando completamente e sem medo ao Senhor. Que Deus os abençoe!