segunda-feira, 24 de outubro de 2016

A Palavra de Deus na vida do catecúmeno( Dei Verbum)

Continuando as publicações sobre as relações com os documentos conciliares( CV II), hoje falaremos um pouco sobre a constituição dogmática 'Dei Verbum' que foi promulgada em Novembro de 1965.
                                               Resultado de imagem para dei verbum

Esse é um dos documentos mais importantes do Concílio Vaticano II por estabelecer uma nova relação entre Revelação Divina, Tradição da Igreja e SAGRADAS ESCRITURAS. Para os padres conciliares , "com esse documento a leitura e estudo dos livros sagrados, «a palavra de Deus» se difunda e resplandeça (2Tess 3,1), e o tesouro da revelação confiado à Igreja encha cada vez mais os corações dos homens"( Dei Verbum n° 26)

Cada documento conciliar trata de uma questão específica da Igreja, e além disso, apresenta uma proposta ou um pedido em relação ao que o documento apresenta em si. No caso desse documento sobre a palavra de Deus, há o seguinte pedido: "Do mesmo modo, o sagrado Concílio exorta com ardor e insistência todos os fiéis, mormente os religiosos, a que aprendam «a sublime ciência de Jesus Cristo» (Fil. 3,8) com a leitura frequente das divinas Escrituras, porque «a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo» (5). Debrucem-se, pois, gostosamente sobre o texto sagrado, quer através da sagrada Liturgia, rica de palavras divinas, quer pela leitura espiritual, quer por outros meios que se vão espalhando tão louvavelmente por toda a parte, com a aprovação e estímulo dos pastores da Igreja"

Durante algum tempo os homens acabaram deixando a Bíblia de lado e se tornaram indiferentes a ela, as Sagradas Escrituras já pareciam ter pouca ou nenhuma importância pois quase não era lida. Na sociedade dessacralizada, o homem se afastou de Deus e acabou deixando de escutar sua voz.

O que fazer diante dessa situação, perante o pedido da Igreja de que o homem se (re) aproxime da Palavra de Deus?

O Caminho Neocatecumenal tem conseguido oferecer uma resposta concreta ao pedido feito pela Igreja no Concílio Vaticano II. Esses homens e mulheres que não entendem muito da Bíblia, que algumas vezes não conseguem sequer manuseá-la, ao entrarem no itinerário de formação cristã através de algumas celebrações específicas aprendem a escutar a voz do Senhor através da leitura e da proclamação da Palavra de Deus. Muito mais do que apenas escutar, a palavra de Deus aos poucos começa a ser vivida pelos catecúmenos, pois as Sagradas Escrituras estão no centro da vida de cada um deles.
                                      

Quer conhecer a relação dos catecúmenos com a palavra de Deus na prática? Participe das catequeses em alguma paróquia e veja com seus próprios olhos como a palavra de Deus é importante no Caminho Neocatecumenal, e como ela pode se tornar ainda mais importante em sua vida também.