sábado, 5 de novembro de 2016

Desmentindo mitos: O Caminho Neocatecumenal divide as paróquias e causam problemas a elas?

Há na internet existem alguns relatos de que por causa do Caminho Neocatecumenal, muitas paróquias acabam se dividindo e tendo diversos tipos de problemas provenientes dessa divisão. Algumas pessoas se queixam de que os membros da realidade eclesial não se fazem presentes na vida paroquial e não ajudam em nenhum evento ou atividade da paróquia.

Não, definitamente o objetivo dessa realidade eclesial não é causar divisões nas paróquias em que ela está inserida. No entanto, acho importante ressaltar que: não tenho como conhecer todas as paróquias do mundo que possuem o Caminho Neocatecumenal, então infelizmente, pode ser que em uma ou outra paróquia as pessoas que participam do itinerário tenham atitudes de divisão e isso é triste porque para os catecúmenos a obediência e a unidade são palavras chaves. Ressalto que tratam-se de casos isolados, pois na grande maioria das paróquias o Neocatecumenato está bem integrado com as demais realidades paroquiais e se relaciona bem com o pároco.

Não quero com essa publicação ficar falando de realidades que desconheço baseado em textos de internet. Quero falar da presença do Caminho Neocatecumenal nas paróquias por onde passei e como a união dos catecúmenos com os demais paroquianos me surpreendeu!

Conheci algumas paróquias onde o Neocatecumenato está presente e em todas elas eu percebi que tanto a equipe de catequistas como os demais catecumenos possuam uma ótima relação com os párocos, de modo que estavam sempre prontos para atender a tudo aquilo que fosse solicitado por ele. Em uma das paróquias, vi os membros do itinerário se dedicando totalmente aos trabalhos da festa da padroeira, em outra por diversas vezes vi catecúmenos participando de reuniões, atividades e eventos que favoreciam a unidade na paróquia como por exemplo: Cerco de Jericó, Semana Missionária, Almoços paroquiais, reuniões com o pároco etc.

Apesar da forte vivência entre os irmãos da comunidade, os catecúmenos geralmente tem uma ótima relação com os paroquianos e com os membros dos grupos das paroquias. Além disso, essa boa relação faz com que muitos se interessem em fazer parte do Caminho Neocatecumenal.

Como disse no início, obediência e unidade são palavras chaves nesse itinerário de formação cristã que se desenvolve segundo as orientações do bispo diocesano e do pároco. Infelizmente em todos os grupos e movimentos há pessoas que amam causar divisões dentro da Igreja e no Caminho Neocatecumenal não é diferente. Porém, o trabalho realizado pelos catequistas e demais catecumenos para promover a unidade é e sempre maior do que adcoisas feitas por aqueles que gostam de causar problemas e divisão.