terça-feira, 8 de novembro de 2016

" Confie na Igreja e ela não te decepcionará."

A postagem que apresentamos hoje é MUITO, MUITO, MUITO especial! Esperamos que vocês gostem.

Na década de 1960 algo interessante acontecia em uma pequena favela de Palomeras Altas, um lugar sem importância e esquecido por muitos homens. O que acontecia de grandioso naquele lugar era que precisamente lá, Deus agia de modo muito particular: Em meio aos pobres, às pessoas sem valor para a sociedade se formava uma autêntica comunidade cristã e mais do que isso: estava nascendo um novo carisma. Para levar à aquele povo o anúncio de Cristo Ressuscitado, Deus quis se utilizar de dois de seus servos: Francisco Arguello e Carmen Hernandéz.
               Resultado de imagem para kiko arguello favelas
                        Resultado de imagem para kiko arguello e carmen hernandez
Toda aquela experiência em Palomeras Altas já é por si só uma autêntica prova de que o Caminho Neocatecumenal foi inspirado pelo Senhor. Porém há ainda uma outra grande prova de que Kiko, Carmen e Pe Mario eram completamente guiados por Deus: a confiança na Igreja e principalmente a obediência a ela e isso é muito importante, pois como Santa Faustina disse uma vez:
                                    
                                            Resultado de imagem para o diabo pode se esconder sob o manto da humildade
Sim, os iniciadores do itinerário de formação cristã estavam iniciando algo completamente novo na Igreja, porém eles jamais foram orgulhosos ao ponto de acharem que não precisavam do auxílio, do apoio, da correção e da união da Igreja Católica, pelo contrário, sempre recorreram ao Santo Padre e a outras autoridades eclesiásticas para renovarem a certeza de que o Neocatecumenato era um carisma plenamente inspirado pelo Espírito Santo. Kiko ou Carmen nunca desejaram colocar a realidade eclesial acima dos ensinamentos da Igreja ou realizar uma atuação prática sem comunhão eclesial, eles justamente ensinaram que não há Caminho Neoatecumenal sem a Igreja Católica. E é justamente por isso que os iniciadores se 
esforçaram tanto para o Caminho não fosse reconhecido como um movimento, como uma congregação ou então como uma comunidade nova, mas sim como uma realidade eclesial, como uma realidade pertencente à Igreja.

Durante os quarenta anos de existência dessa realidade eclesial Kiko e Carmen procuraram e se encontraram com vários papas. A procura deles pela Igreja não tinha como objetivo um proselitismo barato( como tentam insinuar ainda hoje) e muito menos uma aprovação sem a análise profunda do que o itinerário era em si, eles buscaram a Igreja porquê precisavam da ajuda dela para a elaboração dos estatutos e do diretório catequético. Kiko e Carmen se encontravam com o Santo Padre para se reafirmarem na fé



Resultado de imagem para paulo VI caminho neocatecumenalOs frutos dessa busca pela Igreja são perceptíveis já nos primeiros anos do Caminho Neocatecumenal. No primeiro encontro do Beato Paulo VI om as comunidades neoatecumenais ele disse: "Muita gente se volta para essas Comunidades Neocatecumenais porque vê que nelas há sinceridade, há verdade. Há alguma coisa viva e autêntica: é Cristo que vive no mundo. Que isso aconteça com a Nossa bênção apostólica."

Já São João Paulo II, em seus mais de 20 anos de pontificado se encontrou dezenas de vezes com os iniciadores, com as comunidades, e com as famílias que fazem parte do itinerário de formação cristã. Em todos esses encontros, o então Pontífice sempre ressaltava que Kiko e Carmen possuíam o apoio e o amor dele e como sucessor de São Pedro, ele animava o aspecto missionário de todas as comunidades. Foi o primeiro pontífice a celebrar publicamente a Eucaristia com as comunidades neocatecumenais, e em seu pontificado a realidade eclesial foi oficialmente reconhecida.

                                           Resultado de imagem para são joão paulo II neocatecumenal
Assim como os outros dois pontífices, o Papa Bento XVI também foi extremamente importante para o Caminho Neocatecumenal. Como um pai amoroso, esteve presente em momentos importantes para o itinerário de iniciação cristã como a aprovação definitiva dos estatutos e do diretório catequético, e como um bom pai faz, também soube corrigir quando foi necessário. Durante o seu pontificado, fez questão de enviar várias comunidades e famílias em missão por todo o mundo. Foi ele que impediu a saída da realidade de algumas dioceses do Japão.
Resultado de imagem para Bento XVI neocatecumenal "O Caminho Neocatecumenal promove uma verdadeira primavera missionária em Roma."( Bento XVI)

E por fim temos o querido Papa Francisco, que fez e faz tanto pelo Neocatecumenato. O papa faz questão de ressaltar que se trata de um dom da providência divina para a Igreja e que ele como sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo faz questão de o aprovar. Como Kiko disse uma vez, nos últimos anos o Caminho Neocatecumenal tem recebido muitas críticas negativas e Francisco com suas atitudes tem salvado o Caminho dessas críticas. O papa sempre demonstrou muita afeição pelos iniciadores e um carinho especial por Carmen( Deus a tenha).
Resultado de imagem para francisco neocatecumenal " Reconheço o Caminho Neocatecumenal como uma verdadeira graça na Igreja e o faço simplesmente porque eu quero"( Papa Franciso, 2015)