sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A voz dos papas: O Caminho Neocatecumenal é um fruto do Espírito Santo(Papa Franicisco)

“Há poucos meses celebramos a visita ad limina dos Bispos Dominicanos. O Santo Padre nos recebeu mudando o protocolo: antes nos recebia um a um por 15 minutos e concluía com uma breve mensagem comum. Desta vez mudou o protocolo recebendo-nos todos juntos e estando conosco por mais de uma hora e meia. Quando falei da existência na República Dominicana de um Seminário Interdiocesano e de dois Seminários Redemptoris Mater, focou o seu discurso sobre o Caminho Neocatecumenal. Pensei que o assunto era de tal importância que imediatamente peguei meu cadernos de anotações e escrevi tudo o que o Papa dizia:

  1. Muitas coisas foram ditas a respeito de Kiko Argüello e muitas outras coisas podem se dizer. Mas uma coisa é certa: que é um santo.

  1. O Caminho Neocatecumenal é um fruto do Espírito Santo para a Igreja.

  1. Portanto, exorto-vos vivamente a sustentar, encorajar e seguir esta Iniciação Cristã.

  1. Considero de maneira muito positiva a dimensão missionária das comunidades. Neste ano acabo de enviar mais de cem famílias a países onde não existe ou é escassa a presença da Igreja.

  1. A respeito dos Seminários Redemptoris Mater, digo-vos o seguinte: o que seria da diocese de Roma sem o Redemptoris Mater? Acabo de ordenar dezesseis padres e treze eram do Caminho Neocatecumenal. Tirai vós mesmos as conclusões.

  1. O Caminho Neocatecumenal restaurou na Igreja a Noite Pascal, que é o centro da vida Cristã.

  1. O Caminho Neocatecumenal é aquele que mais sabe sobre a Iniciação Cristã. Consultai e, se necessário, corrigi os catequistas e as comunidades – porque corrigir é amar – mas corrigi-os com os Estatutos em mãos.