sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Desmentindo mitos: O Caminho Neocatecumenal divide as famílias?

Uma das mais absurdas acusações que fazem sobre o Caminho Neocatecumenal é que este divide a família, que cria inimizades, que faz com aqueles que pertencem a esta realidade escolher entre a igreja ou a família.... entre outras afirmações sem fundamento algum.

Uma das coisas mais importantes no Neocatecumenato são justamente os ensinamentos sobre a família. Todos podem ver os frutos relacionados a ela: vocações sacerdotais e religiosas, famílias inteiras em missão pelo mundo, famílias inteiras reconstruídas.... Mas que isso não soe como triunfalismo, digo isso porquê dá muito desconforto quando certos blogs que se dizem católicos se dão à vergonhosa tarefa de atacar, mentir, e ridicularizar essa realidade eclesial com fotos, vídeos e tudo o que é possível.... Não é atacando os católicos que se evangeliza! Se você critica injustamente alguma realidade eclesial te digo o seguinte: Não "morda" aqueles que vivem a mesma fé que você em um carisma específico. Cristo deu a sua vida para sermos irmãos!

Em honra á verdade, abaixo há um longo trecho de todo o ensinamento e de toda a prática do Caminho Neocatecumenal sobre a família:

Sobre a transmissão da fé aos filhos
 Intervenção de Kiko Arguello em Manila, 2003

" Me convidaram para falar brevemente sobre a forma com a qual as famílias que se encontram nas comunidades neocatecumenais transmitem a fé aos filhos. Milhares de família atualmente se encontram diante do grave problema em que os filhos decidem deixar a igreja ao entrarem na escola ou na Universidade. Como as famílias cristãs podem responder à essa verdadeira secularização, a esta mudança de tempos e a um ambiente completamente contrário aos valores cristãos?

Deus se manifestou ao seu povo no Monte Sinai. O Senhor escolheu um povo para eleger e para se revelar a ele e à humanidade inteira. Escolheu um grupo de escravos do Egito e começou a os guiar. Deus se revelou durante a história do mundo. Depois de fazer inúmeros milagres como abrir um mar  e guiando o povo no deserto ,Ele fez uma aliança com o povo.

Deus falou pela primeira vez( Shemá Israel Adonai Elohenu....) e o mundo inteiro tremeu com  a sua voz! Eu sou o único! E tu amarás apenas  o Senhor teu Deus como todo o teu coração, com todas as tuas forças como amas a ti mesmo, e passará esse ensinamento a diante: repetirás isto aos teus filhos em casa em todos os momentos. Isto disse o Senhor

A palavra "Shemá" é hoje o credo fundamental de Israel, os hebreus ortodoxos o proclamam três vezes ao dia.  Este texto foi  tão importante para o povo hebreu  ao longo dos séculos  que manteve a família hebraica unida, e ele nos ensina a entender a importância da transmissão da fé para os filhos e mostra ainda que este foi um mandamento dado por Deus para os pais e não pode ser delegado para nenhuma outra pessoa. São os pais que devem contar aos seus filhos tudo o que Deus fez em seu favor.

Eu estive com muitas famílias católicas, muitos membros da ação católica* e membros de outros movimentos eclesiais que pediram às paróquias que pertenciam que os responsáveis pela catequese paroquial de alguma forma transmitissem a fé aos seus filhos, porém, anos depois quando eles cresceram e entraram em uma Universidade acabaram perdendo a fé. Esses pais não obedeceram o mandamento no qual eles são os primeiros que transmitem a fé aos filhos, segundo o mandamento divino.

Para os primeiros cristãos a transmissão da fé para os filhos era algo primordial, era uma tradição que foi se mantendo de modos distintos entre as famílias cristãs ao longo dos séculos e justamente nessa época é numerosa a quantidade de crianças e jovens que entregaram a sua vida, que foram martirizados.

O Caminho Neocatecumenal, enquanto iniciação cristã presente nas paróquias e dioceses, ensina que os pais devem transmitir a fé a seus filhos de modo particular em uma celebração especial, em uma liturgia doméstica.

Ensinamos que a família cristã participa de três altares:

O primeiro é o santo altar da Eucaristia, onde Jesus oferece o sacrifício de sua vida para a nossa salvação. O segundo altar é o leito nupcial, no qual se concretiza o sacramento do matrimônio e se dá a vida à novos filhos, ensinamos como o ato conjugal deve ser realizado e que se deve rezar antes de realizar o mesmo, os filhos aprendem que o quarto de seus pais é um lugar santo. Os cristãos precisam compreender que o leito nupcial é um lugar de honra e santo! Por fim, o terceiro altar é a mesa de casa onde toda a família se reúne para comer, agradecendo à Deus pelos seus dons. A celebração doméstica onde se transmite a fé aos filhos acontece ao redor dessa mesma mesa!

Depois de mais de trinta anos de Caminho Neocatecumenal, um dos frutos que mais dá consolação é ver tantas famílias reconstruídas e que se tornam um verdadeiro santuário doméstico da Igreja. Todas as famílias que fazem o itinerário de iniciação cristãs estão completamente abertas à vida, tanto é que o Neocatecumenato possui uma das mais altas taxas de natalidade do mundo- são cerca de 5 filhos por família. Enfatizamos a importância de se ter um filho e o entregar à Deus. Além das orações feitas pela manhã e pela tarde, os filhos participam com os seus pais.

Essa transmissão da fé acontece no Dia do Senhor( o Domingo) em uma celebração doméstica, ou seja, na própria casa dos catecúmenos. Nessa celebração tudo é feito com muito zelo: se prepara a mesa com um manto branco, se colocam flores, velas e a palavra de Deus. Um dos filhos toca o violão, outros uma flauta, e todos rezam com os pais e irmãos da comunidade. Se faz a oração das laudes e em seguida o pai escolhe um trecho do Evangelho para ler( que pode ser o mesmo evangelho dominical) e em seguida pergunta: O que Deus te diz através dessa palavra? Impressiona ver como as crianças conseguem aplicar o que a palavra de Deus propõe em suas vidas.

O resultado dessa preciosa atenção dos pais a seus respectivos filhos é que praticamente 100% dos filhos de catecúmenos permanecem na Igreja, raramente a deixam. È por isso que os encontros vocacionais estão sempre repletos de jovens! As comunidades neocatecumenais das paróquias também possuem muitos catecúmenos jovens!

Estou convencido de que a batalha que a Igreja vai enfrentar no terceiro milênio envolve a família, o futuro dela está em jogo. Sobre a base dessa experiência de mais de 30 anos com famílias de diferentes classes sociais e culturas, podemos fazer algo válido pelas famílias, por Cristo e pelo mundo, não vamos fazer um esquema em um papel qualquer mas sim algo sério e concreto, um verdadeiro auxílio para toda a Igreja, uma experiência do Caminho Neocatecumenal através da qual a Igreja pode ajudar os pais a transmitirem a fé a seus filhos. Creio que isso é uma grande contribuição para a Igreja e para os cristãos." Kiko Arguello, iniciador do Caminho Neocatecumenal

* Ação católica: Movimento eclesial popular na Argentina e em Madrid
** Traduzido do site Cruz Gloriosa. Link: http://www.cruzgloriosa.org/el-camino-neocatecumenal-divide-a-la-familia/
Resultado de imagem para kiko arguelloResultado de imagem para sagrada família de nazaré icone neocatecumenal