domingo, 2 de outubro de 2016

O CAMINHO NEOCATECUMENAL NÃO É UMA SEITA- PARTE II

Uma das mais graves acusações que fazem ao Caminho Neocatecumenal é que o movimento é uma seita com roupagem católica. Iniciamos há algumas semanas uma  série de publicações nas quais nos analisamos as principais características das atuais seitas protestantes e neopentecostais, como os líderes e fundadores agem dentro delas e mostramos que o Neocatecumenato definitivamente não é uma seita! Hoje, damos continuidade á essa série de posts

II. Controle de Informações( direto ou indireto)

Presente no Neocatecumenato?Observações
1. Uso de enganoNÃO!
   a. Retenção de informações de modo deliberado NÃO No Caminho Neocatecumenal, nenhuma informação é "secreta'( faremos um post sobre isso logo) e não há nenhum tipo de segredo. O Diretório Catequético não é disponível abertamente pois por recomendação da Igreja, ele é destinado EXCLUSIVAMENTE  á equipe de catequistas.
   b. Doutrina distorcida para parecer aceitável NÃO!.A aprovação da Santa Sé é garantia de plena fidelidade á sã doutrina de sempre.
   c. Mentiras deliberadas NÃO!
2.  Acesso ás fontes de informação não relacionadas ás realidades sectárias  são proibidos NÃO! Aqui se faz necessária uma importante observação. Se Deus respeita á liberdade humana, os catequistas do Caminho Neocatecumenal fazem o mesmo. Todos são livres para terem acesso a informação que desejarem, em qualquer tipo de fonte!
Contudo, se recomenda que o acesso á sites e blogs que criticam as realidades da igreja sejam evitados, pois os mesmos são repletos de informações que não condizem com a realidade.
   a. Se proíbe a leitura de livros, revistas, jornais e sitesNÃO!
   b. Oculta-se informações sobre o que os membros das realidades sectárias vivenciarão dentro delas NÃO! As Etapas, mudanças de rito e celebrações não são divulgadas aos catecúmenos previamente por uma questão pedagógica! Em breve haverá um post sobre essa questão.
   Influência de membros antigosNÃO!
   d. Ocupar excessivamente os membros e deixà-los sem tempo para pensarNÃO!
3. Compartimentalização da informação, Conflito entre a doutrina da seita e a doutrina verdadeira NÃO!
   a. Não se pode ter acesso á algumas informações sobre a seita. NÃO! Na primeira Catequese incial, se explica basicamente tudo sobre o Caminho Neocatecumenal a fim de que se entenda o que é esta realidade eclesial. Como disse acima, existem materias que se destinam exclusivamente aos catequistas, e a igreja ao aprová-los, tinha consciência e concordava com isso.
   b. As informações variam de acordo com os estágios/níveis ou missões dentro de um esquema de pirâmide NÃO! Comparar comunidades cristãs com esquemas de pirâmide é no mínimo um grande absurdo, pois essa é uma realidade tipicamente neopentecostal.
   c. Os líderes decidem quem pode saber os segredos da seita NÃO!
4. È comum espiar a vida dos membros da seitaNÃO!
   a. Utilizar de amizade para manipular e controlar as emoções NÃO!
   b. È preciso contar os pensamentos, sentimentos, ações e ideias aos líderes da igrejaNÃO!
5. Uso extensivo de propagandas da seitaNÃO!
   b. Utilização de frases fora do contexto para convencer os "fiéis" de fazer algoNÃO!
6. Uso anti-ético da confissão check_mark_u2713_icon_45x45As celebrações penitenciais que ocorrem durante o itinerário são uma recomendação da Igreja, presente inclusive no Catecismo da Igreja Católica
   a. Se utiliza de informações sobre os pecados  para abolir os limites de identidade NÃO!
   b. Pecados antigos são utilizados para humilhar, menosprezar e chantagear. Sem possibilidade alguma de perdão ou reconciliação divina. NÃO!