domingo, 2 de outubro de 2016

O CAMINHO NEOCATECUMENAL NÃO É UMA SEITA- PARTE II

Uma das mais graves acusações que fazem ao Caminho Neocatecumenal é que o movimento é uma seita com roupagem católica. Iniciamos há algumas semanas uma  série de publicações nas quais nos analisamos as principais características das atuais seitas protestantes e neopentecostais, como os líderes e fundadores agem dentro delas e mostramos que o Neocatecumenato definitivamente não é uma seita! Hoje, damos continuidade á essa série de posts

II. Controle de Informações( direto ou indireto)

Presente no Neocatecumenato?Observações
1. Uso de enganoNÃO!
   a. Retenção de informações de modo deliberado NÃO No Caminho Neocatecumenal, nenhuma informação é "secreta'( faremos um post sobre isso logo) e não há nenhum tipo de segredo. O Diretório Catequético não é disponível abertamente pois por recomendação da Igreja, ele é destinado EXCLUSIVAMENTE  á equipe de catequistas.
   b. Doutrina distorcida para parecer aceitável NÃO!.A aprovação da Santa Sé é garantia de plena fidelidade á sã doutrina de sempre.
   c. Mentiras deliberadas NÃO!
2.  Acesso ás fontes de informação não relacionadas ás realidades sectárias  são proibidos NÃO! Aqui se faz necessária uma importante observação. Se Deus respeita á liberdade humana, os catequistas do Caminho Neocatecumenal fazem o mesmo. Todos são livres para terem acesso a informação que desejarem, em qualquer tipo de fonte!
Contudo, se recomenda que o acesso á sites e blogs que criticam as realidades da igreja sejam evitados, pois os mesmos são repletos de informações que não condizem com a realidade.
   a. Se proíbe a leitura de livros, revistas, jornais e sitesNÃO!
   b. Oculta-se informações sobre o que os membros das realidades sectárias vivenciarão dentro delas NÃO! As Etapas, mudanças de rito e celebrações não são divulgadas aos catecúmenos previamente por uma questão pedagógica! Em breve haverá um post sobre essa questão.
   Influência de membros antigosNÃO!
   d. Ocupar excessivamente os membros e deixà-los sem tempo para pensarNÃO!
3. Compartimentalização da informação, Conflito entre a doutrina da seita e a doutrina verdadeira NÃO!
   a. Não se pode ter acesso á algumas informações sobre a seita. NÃO! Na primeira Catequese incial, se explica basicamente tudo sobre o Caminho Neocatecumenal a fim de que se entenda o que é esta realidade eclesial. Como disse acima, existem materias que se destinam exclusivamente aos catequistas, e a igreja ao aprová-los, tinha consciência e concordava com isso.
   b. As informações variam de acordo com os estágios/níveis ou missões dentro de um esquema de pirâmide NÃO! Comparar comunidades cristãs com esquemas de pirâmide é no mínimo um grande absurdo, pois essa é uma realidade tipicamente neopentecostal.
   c. Os líderes decidem quem pode saber os segredos da seita NÃO!
4. È comum espiar a vida dos membros da seitaNÃO!
   a. Utilizar de amizade para manipular e controlar as emoções NÃO!
   b. È preciso contar os pensamentos, sentimentos, ações e ideias aos líderes da igrejaNÃO!
5. Uso extensivo de propagandas da seitaNÃO!
   b. Utilização de frases fora do contexto para convencer os "fiéis" de fazer algoNÃO!
6. Uso anti-ético da confissão check_mark_u2713_icon_45x45As celebrações penitenciais que ocorrem durante o itinerário são uma recomendação da Igreja, presente inclusive no Catecismo da Igreja Católica
   a. Se utiliza de informações sobre os pecados  para abolir os limites de identidade NÃO!
   b. Pecados antigos são utilizados para humilhar, menosprezar e chantagear. Sem possibilidade alguma de perdão ou reconciliação divina. NÃO!

12 comentários:

  1. Uma única alma boa.
    Se o Caminho neocatecumenal nao fosse bom, nao estaria no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, o diabo também está em todo o mundo. Vós sois uma seita maldita no seio da Santa Madre Igreja, destruidora de mentes e famílias, agressiva no rebaixamento da mulher ao pior nível, "kikados" da cabeça pelo servo do diabo Kiko qualquer coisinha, aque nem o Partido Comunista Espanhol aceitou (inteligentes). Vadew retro Satanás!

      Excluir
  2. Participo do caminho a 7 anos, e não vi uma so distorção ao contrario da igreja catolica, pelo contrario, tudo e feito de acordo como o Missal Romano pede, tanto nas celebrações das Eucaristias como nas celebrações da palavra durante a semana, sem contar que os irmãos ajudam nas atividades das paroquias.

    ResponderExcluir
  3. A paz de Cristo! Olha, estou no caminho há 10 anos, gosto do movimento, porém, não tem como negar boa parte destes itens, isso seria cegueira. Chega uma hora que você percebe todas estas coisas e fica um pouco balançado. Dos que você citou: "Oculta-se informações sobre o que os membros das realidades sectárias vivenciarão dentro delas"- é verdade,com o tempo vai se exigindo cada vez mais coisas de nós que no começo pareceriam absurdas mas com o tempo lá dentro você vai aceitando com facilidade. "Ocupar excessivamente os membros e deixà-los sem tempo para pensar"- é verdade, quantas vezes nos toma vários dias na semana e acabamos não tendo tempo para participar de atividades paroquiais; "Utilizar de amizade para manipular e controlar as emoções" - é difícil sair se você quiser pois todos já sabem da sua vida e você a deles e acaba tendo muito apego emocional difícil de ser desfeita; "È preciso contar os pensamentos, sentimentos, ações e ideias aos líderes da igreja" - é verdade, principalmente nos escrutínios, por mais que pareça que ajude, mas a Igreja nunca exigiu isso de nós. Entre outros pontos. Se alguém partilhar da mesma visão, partilhe. Ainda não sei se devo sair, mas penso que serei mais fiel à Igreja fazendo-o.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que todos estes argumentos costumam ser rebatidos ao dizer que os estatutos são aprovados pelo Papa, mas me responda com sinceridade, o papa leu e aprovou também as apostilas das etapas? O que muitos já perceberam é que o Kiko vende uma imagem do caminho ao papa que não é completa. Poderíamos considerar o quanto a Carmen gastou seus últimos anos falando, percebendo as proporções que isso tomou, falando duramente contra o Kiko que acabou sendo endeusado pelo movimento, e dizendo que "o caminho vai passar, a Igreja que vai permanecer". É inegável que o Kiko acabou criando uma igreja totalmente paralela, embora se use os conceitos da mãe igreja, onde só se usa coisas dele (nem podemos usar outras!), as músicas, as imagens, as igrejas e as celebrações. Talvez um dia muito da pedagogia do caminho vai ser aproveitada pela igreja como um todo, pois há muitas coisas boas sim, mas continuar do jeito que tá, como a Carmen falou, não pode durar muito tempo.

      Excluir
    2. Vocês não passam de uma seita "kikada" com o servo do demo kiko qualquer coisinha, Vade retro satanás!

      Excluir
  4. Sobre seus questionamentos não há o que debater.

    Mas apenas digo que os quadros pintados por Kiko foram inspirados na arte Bizantina ( significa que essa arte mostra Cristo de uma forma mais singelas, com traços orientais), sendo assim, difere da arte europeia, que mostra Cristo branco e de olhos azuis. O que seria impossível, mediante a regiao que Cristo viveu sua realidade. A arte Bizantina tem caráter catequético, foi feito em prol da evangelização dos povos, pois a arte era um meio de comunicar-se muito mais forte e sério que hoje. A pintura do rosto de Cristo na arte bizantina se inspirou no pano que Verônica enxugou o rosto de Jesus Cristo, pode notar que Cristo está sempre com o mesmo rosto. E a imagem da Virgem Maria foi descrita por São Lucas, o quadro que mais se assemelha a Virgem Maria está em Częstochowa, na Polônia. É um quadro Bizantino. Isso sao raízes da igreja, cuidado com o modo que expõe as "invenções" de Kiko.

    Bom dia e a Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. O caminho destruiu minha família além de delapidar nosso patrimônio

    ResponderExcluir
  6. Alguém explica pros catecúmenos que a proposta de Jesus na Igreja primitiva era aumentar o raio de salvação?! Que pra isso escolheu Paulo pra agregar os gentios ao seio da salvação. Portanto, todo movimento que quer promover divisão não tem procedência cristã. Aliás, "diabulos" é aquele que divide, pois é. Acorde, tu que dormes! O pai da mentira continua apostando na queda do ser humano desde o Éden.

    ResponderExcluir
  7. Vade retro satanás e o seu servo kiko qualquer coisinnha! Aquela da verborréia de 3 ou 4 horas e nada diz, só deita merda da boca para fora!

    ResponderExcluir