sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CARDEAL CAÑIZARES E A VIVÊNCIA DA LITURGIA NAS COMUNIDADES NEOCATECUMENAIS

Creio que a relação entre catequese e liturgia no Caminho Neocatecumenal seja exemplar.” Afirmou o Cardeal Antonio Cañizares Llovera, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. “A aprovação deste decreto sobre as celebrações do Caminho Neocatecumenal contidas no ‘Diretorio Catequético’ é, para toda a Igreja, um reconhecimento da maneira de como a iniciação cristã deve ter sempre uma união entre a Palavra e as celebrações”.
Durante a entrevista à Rádio Vaticano, o purpurado espanhol recordou o catecumenato antigo, no qual as diferentes etapas estavam marcadas por celebrações específicas para cada momento do itinerário da iniciação, e indicou que no Caminho Neocatecumenou “se faz o mesmo hoje: por isso, não são etapas artificiais, não se trata de uma simples metodologia inventada pelos homens [caiu do céu, Eminência? Uma nova revelação?], mas que correspondem ao itinerário da conversão”.
A celebração da Eucaristia — indicou — no interior do itinerário próprio destas comunidades ocorre de maneira muito digna e bela, com grande sentido de fé, com espírito eclesial, festivo e litúrgico, com profundo ‘sentido do mistério e do sagrado’. A Palavra de Deus e a Eucaristia assinalam a prioridade de Deus, a iniciativa de Deus, e constituem a base e a fonte que dão vida, estímulo e força às comunidades, capacidade, vigor e liberdade para dar testemunho e evangelização”.
Por isso, ao concluir sua reflexão sobre a liturgia, o prefeito vaticano disse que “realmente devemos dar graças a Deus por este dom com que enriquece a Igreja, nascido na Espanha, mas de tanto e tão fecundo influxo no mundo inteiro”.

AS SEMELHANÇAS ENTRE NEOCATECUMENATO E OPUS DEI

OBS: O objetivo da postagem não é comparar São Josémaria Escrivá com os iniciadores do Caminho Neocatecumenal, nem comparar essas duas belas realidades da igreja como se uma fosse superior a outra.

Opus Dei é uma prelazia fundada por ninguém mais que São José Maria Escrivà. A realidade eclesial ajuda os cristãos da atualidade a se tornarem santos em sua vida cotidiana e oferecerem o trabalho à Deus.

Opus Dei e Neocatecumenato são dois carismas completamente diferentes( mas não são excludentes, um não exclui o outro) porém ambos possuem algo em comum: As críticas e a perseguição. Nessa postagem, iremos detalhar que muitas das acusações feitas ao Caminho Neocatecumenal foram feitas à Opus Dei em um passado não muito distante.

*Heresias
1)Opus Dei: Em 1940 alguns jesuítas como Angel de Albornoz e o Superior dos Jesuítas Wlodimir Lochondoski consideraram os ensinamentos da Opus Dei heréticos. Apesar disso, São José Maria Escrivá os consideravam como uma "oposição boa"
Tais críticas eram feitas porque os jesuitas não ebtendiam a diferença entre prelazia pessoal e ordens religiosas.
2)Neocatecumenato: Nas décadas de 70,80 e 90 um padre passionista da Itália escreveu uma série de cartilhas condenando os ensinamentos do Neocatecumenato(http://www.montfort.org.br/bra/cartas/neocatecumenato/20040802210016/)
Lendo as obras do Padre que apesar de ter boa intenção em falar a verdade estava errado, é possível perceber que o padre tinha um conhecimento muito superficial sobre a realidade eclesial.Vale ressaltar que a aprovação da Santa Sé é garantia de conformidade com a doutrina católica, e que não há nenhum erro doutrinário no Neocatecumenato.

* Vitimismo
1) Opus Dei: 1990 e 2000, alguns alegados ex-membros que se sentiam prejudicados pelas práticas do Opus Dei, juntaram-se para expressar as suas experiências em grupo. Estas experiências foram descritas em alguns livros e sites.
2) Neocatecumenato: De 2007 à atualmente, pessoas que participaram do itinerário criaram blogs, sites e paginas em redes sociais para partilharem a experiênci que tiveram. Acontece que fazem isso de modo injusto, ressaltando apenas o aspecto negativo da realidade eclesial.
Resposta: Bryan Wilson, membro emérito da Universidade de Oxford e antigo presidente da International Society for the Sociology of Religion, afirmou que ex-membros destes novos movimentos religiosos aprendem a ensaiar histórias atrócitas nas quais se apresentam como vítimas e se oferecem para revelar “segredos” dos grupos a que outrora pertenciam, normalmente contando como foram manipulados, enganados e coagidos para entrar ou manterem-se no grupo. Sendo assim, fazem sucesso na imprensa, procurando o lucro através da venda de livros e tornando-se figuras centrais na desinformação da opinião pública.

* Caráter Secreto:
1)Opus Dei: Os críticos argumentam que o Opus Dei possui um acentuado caráter secreto; por exemplo, os membros geralmente não divulgam publicamente sua afiliação ao Opus Dei.William O’Connor explica que esse mito vem do erro de achar que o Opus Dei é uma ordem religiosa. Pessoas de ordens religiosas geralmente vestem algum tipo de hábito, e tem letras depois do seu nome para mostrar sua ordem, assim como outras manifestações públicas de seu status. De fato, esse testemunho é parte da vocação dos religiosos. Mas, em contraste, se pessoas leigas usassem uma placa dizendo “eu estou tentando ser um cristão exemplar”, isso não seria secular. Os membros do Opus Dei não escondem o fato de serem membros, mas também não o alardeiam.
2) Neocatecumenato: Há inúmeras acusações de  secretismo no interior do Neocatecumenato. Muitos reclamam que as catequeses não ficam á disposição de todos, outros reclamam que as etapas( pré-catecumenato, possuem um caráter extremamente secreto e outros chegam a insinuar que os "segredos" são utilizados para encobrir erros doutrinários e comportamentais por parte dos responsáveis pela realidade eclesial. No entanto, o Caminho Neocatecumenal é aberto para todas pessoas, qualquer homem ou mulher pode participar dos encontros nas praças e das catequeses.
Um itinerário é formado por etapas, e estas possuem a sua ordem. Não tem como entrar em uma comunidade a partir do primeiro escrutínio por exemplo, por isso, para entrar em uma comunidade é necessário antes participar das catequeses que acontecem no período catequético.
O material utilizado para preparar as catequeses inicias é reservado apenas aos catequistas responsáveis por cada paróquia, pois essa foi a recomendação dada pela Santa Sé.

* Como os fundadores/ iniciadores reagiram ás críticas e perseguições
São José Maria Escrivá em nenhum momento apontou o dedo para aqueles que criticavam a realidade fundada por ele, nem revidou as críticas recebidas mas alegou que existia uma "oposição boa". Depois de sua canonização, as críticas e acusações foram aos poucos diminuindo mas elas ainda existem

Kiko, Padre Mário e Carmén ensinaram com a própria vida que o mal que é feito deve ser pago com o bem.