quarta-feira, 26 de outubro de 2016

"Chuva" de Vocações nas Comunidades Neocatecumenais

Cristo disse que uma arvore boa não pode de forma alguma dar frutos ruins, e que pelos frutos é possível conhecer as árvores. Para conhecer qualquer realidade da Igreja basta olhar os frutos do trabalho realizado por seus membros. Desde o início do blog há um empenho muito grande em mostrar os frutos do trabalho de evangelização realizado para a Igreja pelo Caminho Neocatecumenal em diversas regiões do mundo, a fim de que na medida do possível se tenha a certeza de que o itinerário de formação cristã foi inspirado pela Virgem Maria e é conduzido pelo Espírito Santo. Frutos como o grande número de conversões, famílias reestruturadas, renovação da fé de inúmeras pessoas são a prova definitiva de que a "arvore" chamada Caminho Neocatecumenal não é ruim.

                       Resultado de imagem para arvore boa evangelho
Além dos bons frutos citados, há um específico que é de suma importância para a evangelização e para a Igreja: o despertar vocacional no interior das comunidades neocatecumenais. Uma prova forte da presença de Deus na vida dos jovens que fazem parte do itinerário é a sede que eles possuem em descobrir a sua vocação, e mais do que isso, de doar completamente a sua vida por amor á Cristo e a Igreja. Alguns se sentem chamados ao presbiterado para ser presença do amor e da misericórdia de Cristo no mundo de hoje, algumas irmãs se sentem chamadas a se doarem em um vida de oração e contemplação através do Carmelo e há ainda aqueles que corajosamente fazem uma escolha firme e definitiva pelo matrimônio, para mostrar a sociedade paganizada que o casamento tem um valor inestimável.
Resultado de imagem para seminaristas do seminário redemptoris mater  Resultado de imagem para carmelitas  Resultado de imagem para familia caminho neocatecumenal
Seminaristas do  Redemptoris Mater                   Irmãs do Carmelo                                        Famílias  Numerosas

 Sem explicar detalhadamente como acontece( porquê trata-se da questão das etapas do itinerário e si) em um momento específico do itinerário de formação cristã, os jovens que dele fazem parte são convidados a descobrir qual a vontade de Deus para a sua vida, para que o Senhor os chama. Para isso, eles são convidados a participar de encontros vocacionais que podem acontecer tanto a nível nacional um ano antes da Jornada Mundial da Juventude ou então a nível mundial durante as jornadas mundiais.
Resultado de imagem para encontro vocacional neocatecumenal brasília
                  Jovens das comunidades de todo o país participando do Encontro Vocacional em Brasília(2012)
Resultado de imagem para encontro vocacional neocatecumenal brasília
                                    Encontro Vocacional em Franca- São Paulo( 2015)
Geralmente esses encontros que acontecem no próprio país são em preparação para a Jornada Mundial. Após participarem da JMJ através da evangelização nas ruas de diversas regiões do mundo e de reafirmarem na fé através do encontro com Pedro( o Papa), os jovens das comunidades participam do encontro vocacional em si que sempre acontece um dia após o término da JMJ. Diversos bispos e cardeais da Igreja presidem esses encontros de discernimento vocacional, além disso neles sempre há a presença de Kiko Arguello, Carmén Hernandéz( participou dos encontros vocacionais até o ano de 2013) e Pe Mário Pezzi.
Resultado de imagem para encontro vocacional neocatecumenal cracóvia
                                   Encontro Vocacional na Jornada Mundial em Cracóvia( 2016)
O número de jovens que decidem ser padres ou viver uma vida de oração específica é simplesmente impressionante! Na Jornada Mundial de 2013 cerca de cinco mil jovens de todo o mundo se dispuseram a atender o chamado de Deus. Em Cracóvia, foram mais de sete mil.

Após participarem desse encontro, os jovens vivenciarão alguns encontros de discernimento antes de ingressarem no Seminário ou no Carmelo.

Em tempos onde os estudos, o trabalho, compromissos profissionais e sociais ocupam cada vez mais a vida do ser humano, é gratificante ver tantos jovens se entregando completamente e sem medo ao Senhor. Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário