terça-feira, 20 de setembro de 2016

A PRÁTICA LITÚRGICA NO CAMINHO NEOCATECUMENAL- PARTE 2

Falaremos sobre a estética litúrgica utilizada nessas celebrações
A estrutura do salão paroquial onde ocorre a Missa representa a Igreja como corpo místico de Cristo representado numa pequena comunidade. Obviamente com este termo não se pretende significar a Igreja hierárquica, mas o Corpo de Cristo.
O Concílio Vaticano II (Constituição Sacrosantum Concilium) destacou a importância dos sinais litúrgicos. Por isso nas celebrações do Caminho se faz com o maior cuidado na preparação destes sinais tendo uma consciência de conhecer os seus valores pedagógicos.
Os sinais que mais se destacam são:
O Sacerdote,
ou melhor, mais correto chamá-lo de Presbítero (do grego presbyteros) enquanto age e celebra in persona Christi (na pessoa de Cristo) na força do Sacramento da Sagrada Ordem está presente Cristo Sacerdote. Por este motivo ousamos dizer que o Presbítero é a cabeça da Comunidade.
A estante ou Ambão
É o local do qual se proclama a Palavra de Deus. Pode se dizer que é a imagem da boca pela qual Deus fala para a assembléia por meio do Lecionário (livro que contém as leituras da Missa).
A cruz hasteal
Assim chamada porque é baseada numa haste. Fica ao lado da estante perto do lugar onde ele proclama a Palavra de Deus. Representa o Mistério Pascal que é a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
A mesa/ altar
Onde acontece o sacrifício de Cristo, não como memória, mas como um memorial da paixão-morte-ressurreição. É no meio do salão, porque representa o útero através da qual, com o Corpo e Sangue de Cristo, se gera a comunidade e através da qual se trata de uma fé adulta.
Os tapetes
Recordamos a sala na qual Cristo institui a Santa Eucaristia (O Cenáculo).
Os cantores, em geral, se se localizam a esquerda do altar enquanto que a equipe que preparou a liturgia à direita. Os sinais são ordenados do seguinte modo: Cabeça (presbítero), boca (Ambão), útero (altar/mesa). Nestes sinais se vê o corpo de Cristo e representa a Igreja numa pequena comunidade.
O Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu institui a Eucaristia pela nova Páscoa inaugurando a nova aliança. Sendo judeu O fez no contexto da Páscoa hebraica. Servindo-se dos sinais da liturgia pascal hebraica (em hebraico ser Pessach).Usou o Pão ázimos (em hebraico Hamez) e do cálice(hebraico Kadesh) previsto transformando-lhe e dando-lhe um novo significado. Transformando-lhe ou seja no seu Corpo e Sangue levando ao cumprimento a Pascoa hebraica e introduzindo a páscoa crista. Nas catequeses iniciais se coloca muito em evidência a raiz do qual deriva a nossa Eucaristia, ou seja, a páscoa hebraica.
A celebração da Comunidade Neocatecumenal não é uma reproposição da liturgia judaica!
O Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu institui a Eucaristia pela nova Páscoa inaugurando a nova aliança. Sendo judeu O fez no contexto da Páscoa hebraica. Servindo-se dos sinais da liturgia pascal hebraica (em hebraico ser Pessach).Usou o Pão ázimos (em hebraico Hamez) e do cálice(hebraico Kadesh) previsto transformando-lhe e dando-lhe um novo significado. Transformando-lhe ou seja no seu Corpo e Sangue levando ao cumprimento a Pascoa hebraica e introduzindo a páscoa crista. Nas catequeses iniciais se coloca muito em evidência a raiz do qual deriva a nossa Eucaristia, ou seja, a páscoa hebraica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário