terça-feira, 20 de setembro de 2016

O ASPECTO LITÚRGICO NO CAMINHO NEOCATECUMENAL: PARTE III

AS CONCESSÕES DA SANTA SÉ

Poderia-se falar muito sobre a permissão dada pela Igreja para as celebrações eucarísticas no Caminho Neocatecumenal... Porém as palavras dos últimos papas são mais valiosas e importantes que as nossas! Por isso, colocamos abaixo trechos de um discurso de Bento XVI no qual ele fala sobre a importância da Missa e da obediência ás normas já estabelecidas, e trechos do Estatuto aprovado.
"A celebração nas pequenas comunidades,REGULADAS PELOS LIVROS LITÚRGICOS que devem ser seguidos fielmente,E COM AS PARTICULARIDADES aprovadas nos Estatutos do Caminho, tem a tarefa de ajudar quantos percorrem o itinerário neocatecumenal a sentir a graça de estar inseridos no Mistério salvífico de Cristo, que torna possível um testemunho cristão capaz de assumir também os traços da radicalidade"( Encontro de Bento XVI com o Caminho Neocatecumenal, 20 de Janeiro de 2012)
"Os neocatecúmenos celebram a Eucaristia dominical na pequena comunidade, depois das primeiras vésperas do Domingo. Tal celebração tem lugar segundo as disposições do Bispo diocesano.
As celebrações da Eucaristia das comunidades neocatecumenais no sábado pela noite fazem parte da pastoral litúrgica dominical da paróquia e estão abertas também a outros fiéis.
§ 3º.Na celebração da Eucaristia nas pequenas comunidades seguem-se os livros litúrgicos aprovados do Rito Romano, com exceção DAS CONCESSÕES EXPLÍCITAS da Santa Sê.49 No que concerne à distribuição da Santa Comunhão sob as duas espécies, os neocatecúmenos a recebem em pé,
permanecendo em seu lugar."( Estatutos do Caminho Neocatecumenal , Artigo 13)
" Pelo que diz respeito, enfim, às cerimônias litúrgicas, e concretamente à celebração eucarística, o texto do Estatuto definitivo se beneficiou certamente dos progressos e ajustamentos destes anos. Também aqui se chegou a um texto claro, que se articula em quatro princípios sancionados pelo art. 13 dos Estatutos. Primeiro, que os neocatecúmenos celebram a Eucaristia na pequena comunidade, depois das primeiras vésperas do domingo. Segundo, que tal celebração depois das primeiras vésperas tem lugar segundo as disposições do bispo diocesano. Terceiro, que estas celebrações – como já disse - fazem parte da pastoral paroquial e de conseqüência estão abertas a todos os fiéis. Quarto, que nestas celebrações se seguem os livros litúrgicos aprovados pelo Rito Romano, "feita exceção para as concessões explícitas da Santa Sé" (uso do pão ázimo para a comunhão, deslocar o rito da paz, comunhão sob as duas espécies, breves monições e ressonâncias). Porquanto diz respeito, enfim, à Comunhão, o mencionado art. 13 § 3 resulta de uma particular clareza: "porquanto concerne a distribuição da Santa Comunhão sob as duas espécies, os neocatecúmenos a recebem em pé, permanecendo no próprio lugar"( Anotações canônicas sobre os Estatutos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário