terça-feira, 20 de setembro de 2016

AS CRÍTICAS FEITAS( INJUSTAMENTE) AO NEOCATECUMENATO


Antes de iniciar a publicação em si, gostaria de dizer que o Neocatecumenato é completamente suscetível de críticas, essa publicação é sobe como na grande maioria das vezes elas são feitas de modo injusto e sem sentido.
Todos sabem que o Caminho Neocatecumenal é reconhecido pela Igreja, que possui seus estatutos e Diretório Catequético aprovado pela Santa Sé, e que sempre foi aceito por todos os papas desde o pontificado de Paulo VI(1965). Entretanto, não é difícil perceber que existe uma grande aversão em relação a esta realidade eclesial, tanto entre as pessoas que estão na igreja e até mesmo entre os que não estão. Na Internet, existem inúmeros sites,blogs, páginas do Facebook nas quais se encontram uma série de críticas, reclamações, e questionamentos sobre o itinerário de formação na fé católica, alguns afirmam que existem apostilas com conteúdos heréticos, outros que a liturgia celebrada pelos membros do Caminho são ilícitas, dizem que os Catequistas não sabem se relacionar com os catecúmenos e utilizam de procedimentos psicológicos de maneira errada entre tantas outras questões. Mesmo sendo reconhecido pela Igreja, porquê o Caminho Neocatecumenal é tão criticado? Há algum problema com essa realidade eclesial? As situações relatadas em muitas críticas são verdadeiras?
A razão pela qual o Caminho Neocatecumenal é( injustamente) criticado pode ser explicada de modo muito simples. AS CRÍTICAS SÃO FEITAS POR DOIS MOTIVOS, o primeiro deles é que a maioria delas( principalmente as que estão em certas paginas da internet) estão fundamentadas em boatos, rumores e até mesmo mentiras que foram feitas sobre essa realidade eclesial. Muitos membros da igreja não conhecem o que o Neocatecumenato de fato e nunca participaram de nenhuma catequese ao percebem as especificidades do carisma do Caminho, se acham no direito de fazer críticas que não condizem com a realidade e de considerar a realidade eclesial como “herética”, “errada” etc. Em suma, as críticas são feitas por uma ótica superficial que muitos possuem a cerca do Neocatecumenato. È sempre interessante notar que quando alguém que não gostava da realidade eclesial participa das catequeses em alguma paróquia, tem a opinião sobre o Neocatecumenato completamente transformada e percebe o quanto estava errado em o criticar.
O outro motivo é que alguns catecúmenos após anos de vivência nas comunidades neocatecumenais decidem deixar o itinerário, e quando o deixam, começam a fazer críticas à realidade eclesial que pertenciam. Por terem participado durante alguns anos e por conhecerem bem como o Caminho Neocatecumenal é, talvez a opinião desses “ex-catecúmenos” fosse mais válida e digna de ser ouvida do que a daqueles que falam do Caminho sem o conhecer, no entanto os “ex - catecúmenos” nem sempre possuem razão nas críticas que fazem. Eles estão certíssimos em não concordarem com o que encontram de errado na Igreja( em qualquer movimento, grupo ou realidade) e mais certo ainda em contestarem as situações erradas com as quais se deparam, o grande problema é que eles não sabem como criticar, muito menos corrigir! Algumas pessoas( EU DISSE ALGUMAS, NÃO TODAS) fazem de modo excessivamente negativo um relato sobre sua experiência dentro da comunidade neocatecumenal, citando apenas características negativas, generalizando situações que aconteceram apenas dentro de sua comunidade, e fazendo com que se acredite que a essência do Caminho Neocatecumenal é extremamente ruim. Talvez os “ex-catecúmenos” não tenham se identificado com o carisma do movimento eclesial, isso é triste mas é completamente normal! A Igreja é rica em movimentos e outras realidades e um católico pode gostar de algumas mas não se identificar com outas. O problema é que ao não se identificarem, alguns( MAIS UMA VEZ ALGUNS,E NÃO TODOS) passam a fazer críticas desnecessárias à realidade eclesial fazem críticas que não acrescentam em nada ao invés de, com sabedoria, corrigir.
O Caminho Neocatecumenal é também criticado por cristãos que se acham os grandes sábios e entendedores da igreja e da fé católica, que se acham santos...... iluminados..... que se acham maiores do que os Papas e que todos os santos da Igreja. Com esses, infelizmente não vale a pena conversar pois eles não são providos de capacidade suficiente para isso.
Enfim, não há nada no Neocatecumenato que justifique a grande maioria das críticas feitas a ele. O Vaticano passou um longo tempo estudando toda a estrutura do itinerário para conceder a aprovação definitiva dos estatutos, passou mais de vinte anos estudando o diretório catequético e inserindo nele citações do Catecismo da Igreja Católica e dos demais documentos magisteriais para depois o aprovar.
Muitos bispos da Igreja nunca criticaram o Neocatecumenato de forma injusta, mas muitos deles se colocaram a disposição para ajudar os membros do itinerário a atender às solicitações feitas pela Santa Sé, os Sucessores de São Pedro nunca dirigiram nenhuma crítica ao Caminho, mas souberam corrigir com amor o que precisava mudar. Talvez esses que criticam sem motivo precisem aprender com eles.

5 comentários:

  1. E quais são as críticas, digamos construtivas e pertinentes ao movimento? Pois, nós sabemos que nada é perfeito num mundo construído por homens.

    ResponderExcluir
  2. Nunca liguem para criticas, pois lembrem sempre,jesus veio para unir,para dividir eo outro,que nosso bom deus esteja sempre com voçes.


    ResponderExcluir
  3. Amo a cristo e a igreja que me chamou por intermédio do caminho.
    Me salvou. A mim ,minha família, meu matrimonio,e 8 filhos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compra uma TV para a próxima, não sejas coelho / a

      Excluir
  4. "Muitos bispos da Igreja nunca criticaram o Neocatecumenato de forma injusta[...]"

    " os Sucessores de São Pedro nunca dirigiram nenhuma crítica ao Caminho[...]"

    Também pertenço ao Caminho Neocatecumenal e o amo. Porém talvez vc esteja por fora do assunto, mas saiba que existem enumeros padres, bispos e até mesmo cardeais que fizeram duras críticas ao Caminho Neocatecumenal. De fato NÃO INJUSTAMENTE, mas críticas de quem acompanhou de perto e estudou o "não movimento" e possui fontes concretas que reforçam suas críticas. Alguns deles são:

    Bispo Athanasius Sheneider
    Arcebispo Peter Takeo Okada
    Dom Takami
    Cardeal Raymond Burke
    Dom Mizobe
    Padre Enrico Zoffoli

    Pesquisei e entendo as criticas desses homens, mas como meus pais e eu crescemos dentro Caminho Neocatecumenal a hora de sair dele veio tarde demais e já passou. É nossa escolha permanecer neste Intinerário.

    ResponderExcluir