terça-feira, 20 de setembro de 2016

DIÁLOGO ENTRE O HOMEM CONTEMPORÂNEO E A IGREJA ATRAVÉS DO CAMINHO NEOCATECUMENAL( GAUDIUM ET SPES)

Irmãos, iniciamos hoje uma série de publicações que irão mostrar de que forma os catecúmenos atendem as solicitações feitas pela Igreja através dos documentos do Concílio Vaticano II, pois além de ter iniciado junto com a realização deste verdadeiro sopro do Espírito Santo que aconteceu há pouco mais de cinquenta anos atrás, o Caminho Neocatecumenal busca responder de modo concreto tudo o que a igreja propõe para os fiéis de modo geral.
Iniciaremos falando da constituição pastoral Gaudium et Spes, durante o pontificado do beato Paulo VI em Dezembro de 1965. Esse documento conciliar é sobre a importância de uma presença ativa da igreja em todos os setores do mundo contemporâneo, enfatiza que Cristo veio para todas as pessoas e que o Concílio Vaticano II não se destina apenas para aqueles que professam a fé Católica, mas para toda a humanidade. O documento relata as transformações sofridas pela sociedade no último século, e realidades como o ateísmo, as mudanças nas ordens sociais, desequilíbrios pessoais e sociais ente outros. No capítulo IV da Primeira parte se discorre sobre a relação entre a Igreja e o homem, e sobre a forma como o ser humano pode ser ajudado pela Igreja. È essencialmente nesse ponto que o Caminho Neocatecumenal oferecer uma resposta á proposta conciliar presente nos trechos desse documento. Atualmente, existe uma grande parcela de homens e mulheres que após receberem os sacramentos de iniciação deixaram a Igreja, outros foram apenas batizados mas nunca foram “praticantes” de fato. Com o coração fechado e endurecido, já não são mais capazes de crer na igreja, entender a profundidade dos sacramentos, o relacionamento com Deus deixa de existir e se começa a perder a própria identidade.
No Neocatecumenato essa realidade pode ser mudada de modo simples. Dando um exemplo concreto: um homem que há 30 anos não vai ás missas caminha pelas ruas na manhã de um Domingo e encontra um grupo de pessoas extremamente felizes por estarem louvando a Deus, cantam e dançam com uma incrível alegria. Essa situação chama a atenção do homem que se aproxima do grupo de pessoas cantando, e ao se aproximar, escuta alguém dizendo: “Deus te ama como tu és.” Essas palavras mudam a sua manhã, a sua história, e a sua vida, e ao final daquele momento ele recebe convite para participar de umas catequeses na igreja de sua vizinhança, o homem reluta em participar, mas decide ir para alguns encontros que aconteciam duas vezes por semana. Nas catequeses esse homem se surpreende com o anúncio do Kerigma, e percebe o quanto é amado por Deus e encontra-se com sua misericórdia. Vejam que um simples grupo de pessoas que cantavam e dançavam nas ruas louvando ao Senhor fez com que um homem que há tanto tempo estava afastado da Igreja se encontrasse com Deus e descobrisse o tamanho de seu amor e da sua misericórdia, e passasse a fazer parte de uma vivência de uma comunidade cristã, na qual Cristo volta a fazer parte da sua vida. Esse homem volta para a sua casa, para o lugar de onde nunca deveria ter saído: A Igreja Católica! Quem participa do Caminho Neocatecumenal sabe que existem muitos casos como o desse exemplo dado, quantas pessoas secularizadas se encontram com Cristo através do anúncio das praças e das catequeses nas paróquias e decidem voltar para a Igreja Católica. Quantas pessoas deixam seus vícios, seus maus costumes e seus pecados ao escutar que Cristo ressuscitou por elas!
È dessa forma que o Caminho Neocatecumenal busca dialogar com o homem e a mulher contemporâneo. No anúncio nas praças, a igreja vai em busca do homem que já não consegue mais voltar sozinho para sua “casa” e em busca de todos aqueles que ainda não conhecem Cristo. Nas catequeses iniciais, os catequistas exploram de modo amplo a situação em que o mundo se encontra e se mostra de que forma o secularismo, a perca do sagrado, o trabalho e os estudos excessivos podem roubar do homem a sua essência mais profunda. Através do anúncio do Kerigma, todos aqueles que abrem os ouvidos e o coração se encontram com o amor e a misericórdia de Deus.
Sempre que São João Paulo II se encontrava com as comunidades, ele pedia aos presentes que os catecúmenos que voltaram para a igreja através do Caminho Neocatecumenal se colocassem de pé, e o então Papa ficava muito impressionado com o número de pessoas que através da realização deste itinerário de iniciação na fé estavam voltando para a igreja.
È essa a resposta que o Neocatecumenato dá ao pedido da Igreja de dialogar com todos os homens e de os levar á verdade, pode parecer simples, mas é bastante eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário