terça-feira, 20 de setembro de 2016

RESPOSTA ÁS DECLARAÇÕES DE DOM SCHNEIDER

No mês de Maio deste ano o bispo auxiliar de uma diocese do Cazaquistão, Dom Athanasius Schneider, concedeu uma entrevista na qual diz abertamente que o Neocatecumenato é “uma comunidade judaico-protestante” dentro da Igreja. Essa publicação não tem o objetivo de ofender ou criticar o bispo pois todos os catecúmenos devem amar e respeitar os presbíteros, bispos e cardeais, reconhecemos que Dom Schneider é um homem muito sábio que possui um grande amor pela igreja e um notável zelo pela liturgia, realizando um grande trabalho na diocese a que pertence. Entretanto é perceptível que Dom Athanasius não conhece o que o Caminho Neocatecumenal de fato é, suas declarações parecem ter embasamento em meras impressões pessoais feitas por alguém sem o conhecimento da aprovação dos Estatutos(2008) e do Diretório Catequético.
Como os trechos da entrevista foram amplamente divulgados e compartilhados em sites e portais da Internet, é necessário realizar uma resposta a tudo aquilo que o bispo disse sobre o Caminho:
a) Dom Athanasius inicia dizendo que o Neocatecumenato é “um cavalo de tróia”, ou seja, é uma realidade supostamente usada por membros da Igreja para destruir gradativamente a fé católica, isso é completamente FALSO, pois o Caminho foi inspirado pelo próprio Deus e desde o início os iniciadores buscam a aprovação do Papa para realizar as atividades nas paróquias de todo o mundo. Não há uma destruição da fé católica e dos valores cristãos, na verdade através da realização deste itinerário o homem contemporâneo aprende a amar a doutrina da igreja, estuda a palavra de Deus e aprende o verdadeiro valor e significado da celebração eucarística.
b) Em seguida o bispo afirma que os catecúmenos não sabem o verdadeiro sentido da Eucaristia e que para eles a Missa é apenas um banquete fraternal, outra afirmação completamente falsa. Os catequistas explicam aquilo que o Catecismo diz: A Celebração da Eucaristia é a atualização do sacrifício, mas ao mesmo tempo é o banquete pascal de Cristo,ou seja, é a celebração do banquete Sacrificial do Senhor. Ainda sobre o aspecto litúrgico, é importante ressaltar que através do Caminho Neocatecumenal muitos fiéis tem seu primeiro contato com a liturgia da Igreja Católica e aprendem a entender e participar ativamente das celebrações
c) Dom Athanasius diz que nas liturgias do Neocatecumenato não se tem respeito á Sagrada Eucaristia, que fragmentos do pão consagrado se perdem, que não possuem zelo etc.... Tais afirmações também não condizem com a realidade da maioria das comunidades Neocatecumenais, os presbíteros e sacerdotes e ministros possuem um zelo muito grande para com o corpo e o Sangue do Senhor e os catecúmenos são educados para ter cuidado com os fragmentos do pão consagrado, a fim de que nenhuma partícula do pão consagrado caia no chão ou se perca, os pães ázimos são produzidos de modo que quase nenhuma partícula permanece na mãos dos catecúmenos após a comunhão.
d) Dom Athanasius faz ainda uma série de críticas sobre a “ideologia” e sobre a doutrina ensinada nas catequeses e celebrações do Neocatecumenato, poderíamos fazer comentário extensos sobre isso, porém o que importa é que o Diretório Catequético foi aprovado definitivamente pela Santa Sé em 2012, a aprovação nos dá a certeza da conformidade com tudo o que a Igreja sempre ensinou
e) O bispo afirma que os frutos do Caminho Neocatecumenal não são “ um critério decisivo da verdade” e os compara com os “frutos” das comunidades protestantes. Infelizmente , os frutos do trabalho evangelizador dos presbíteros, catequistas e famílias não parecem tem muito valor para o bispo. A comparação com as realidades protestantes é bastante injusta, os catecúmenos estão na Igreja de CRISTO, se esforçam para viver as realidades propostas pelo Concílio Vaticano II e ajudam a Igreja na evangelização pelos continentes.
f) Apesar de todos os pontos citados, é muito bom ver que Dom Athanasius Schneider consegue destacar elementos positivos no Caminho Neocatecumenal como a aceitação da Humanae Vitae.
Todos os bispos são completamente livres para gostarem ou não de uma determinada realidade da Igreja, e não gostar do Caminho Neocatecumenal não é algo essencialmente ruim, e ainda que um ou outro bispo não demonstre apreço pelo itinerário de iniciação cristã, podemos ter a certeza que de o sucessor de São Pedro está sempre ao nosso lado, e é a opinião do Santo Padre, o Papa que prevalece, que é definitiva e que se sobrepõe ás demais.

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